STF deve reverter prisão após condenação em 2ª instância, diz ministro Marco Aurélio Mello
Natal, RN 20 de abr 2024

STF deve reverter prisão após condenação em 2ª instância, diz ministro Marco Aurélio Mello

28 de março de 2019
STF deve reverter prisão após condenação em 2ª instância, diz ministro Marco Aurélio Mello

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse que vê ambiente para a Corte reverter a previsão de prisão após condenação em segunda instância. A declaração foi dada ao programa Em Foco com Andréia Sadi, na GloboNews.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, marcou novo julgamento para discutir o tema em 10 de abril. Na última vez que o STF julgou o tema, o placar foi de 6 a 5 pela prisão após a condenação em segunda instância.

Na entrevista, o ministro disse que “houve sinalização de um daqueles que formaram a corrente majoritária, vai evoluir para entender que não cabe a execução depois da decisão de segunda instância”.

Questionado se vê “ambiente” para a reversão do placar, o ministro respondeu:

“Creio que se se confirmar a previsão de que o ministro Gilmar Mendes hoje adota o entendimento segundo ao qual não pode haver a execução provisória, açodada da pena, nós reverteremos aquele score (placar) apertado de 6 a 5, a maioria vai se formar no sentido, sob a minha ótica, de homenagear a Constituição Federal”, disse.

O ministro também afirmou na entrevista que, na sua visão, a mudança de entendimento do STF submete todos ao “princípio da não culpabilidade”.

Se confirmado o prognóstico do ministro Marco Aurélio, a decisão deve beneficiar o ex-presidente Lula (PT), que foi condenado em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O ex-presidente petista está na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril de 2018.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.