Principal

STF julga nesta terça-feira pedido de liberdade de Lula

O Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta terça-feira (11) o pedido de liberdade do ex-presidente Lula. O processo foi incluído na pauta para julgamento da 2ª Turma do STF.

O ministro Gilmar Mendes havia pedido vistas e devolveu na noite desta segunda-feira o processo para a 2ª Turma.

No recurso, a defesa de Lula contesta uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer. Em 2018, Fischer rejeitou um pedido de absolvição de Lula no processo do triplex do Guarujá, que motivou a prisão do ex-presidente.

Segundo a defesa de Lula, Fischer não deveria ter julgado o caso sozinho, e sim levado a discussão para a Quinta Turma do STJ, que conduz a Lava-Jato.

Diante do vazamento das gravações e das revelações divulgadas pelo site The Intercept, de que Moro orientou o Ministério Público, por meio do procurador Deltan Dallagnol na acusação contra Lula, há uma expectativa sobre a concessão do HC em favor do ex-presidente  já nesta terça-feira.

O placar parcial do julgamento estava 2 a 0 contra a concessão do HC. Votaram para manter Lula na prisão o relator da Lava Jato Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Faltam votar três ministros: Celso de Mello e Ricardo Lewandowski e o próprio Gilmar Mendes.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *