STF marca para quinta julgamento sobre prisões após condenação em 2ª instância
Natal, RN 27 de abr 2024

STF marca para quinta julgamento sobre prisões após condenação em 2ª instância

14 de outubro de 2019
STF marca para quinta julgamento sobre prisões após condenação em 2ª instância

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli marcou para quinta-feira (17) o julgamento das ações que preveem a prisão de réus condenados em 2ª instância. A decisão pode beneficiar, entre outros presos, o ex-presidente Lula, mantido na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril de 2018.

Serão julgadas as ações apresentadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pelos partidos PCdoB e Patriota. Até então, o placar no STF é de 7 votos a favor e 3 contra. O enfraquecimento da Lava Jato e o fato de o próprio Ministério Público ter pedido a progressão de Lula para o semiaberto, avaliam ministros, influenciam neste possível resultado.

O julgamento será realizado no plenário pelos 11 ministros do STF.

Esse mesmo julgamento ocorreu em 2016 e, na época, a maioria dos ministros decidiu que o réu pode ser preso após condenação na 2ª instância. A expectativa, no entanto, é para uma mudança nesse entendimento. Pelo menos dois ministros já sinalizaram que podem mudar de opinião: Rosa Weber e Gilmar Mendes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.