Surdos poderão enviar ao Senado vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras
Natal, RN 29 de mar 2024

Surdos poderão enviar ao Senado vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras

24 de maio de 2019
Surdos poderão enviar ao Senado vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir de agora, o Senado recebe vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) por pessoas surdas. As propostas serão publicadas no portal e-Cidadania, que já recebem sugestões por escrito. Se as propostas receberem 20 mil apoios de internautas, serão encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). As que tiverem parecer favorável do relator passarão a tramitar como projetos de lei.

"O Senado é o primeiro órgão do Brasil a receber mensagens de portadores de deficiência auditiva expressas em Libras, mantendo a diretriz de sempre valorizar a opinião e a participação dos cidadãos na atividade legislativa. Gostaria de fazer esse registro, mostrando a importância que o [presidente do Senado] senador Davi Alcolumbre dá a essas iniciativas que só vêm engrandecer essa Casa", disse o senador Chico Rodrigues.

Segundo o coordenador do Programa e-Cidadania, Alisson Bruno de Queiroz, é preciso apenas enviar ao Senado o link do vídeo publicado no YouTube, Instagram, Facebook ou Twitter, sem necessidade de uma hashtag específica.

"Ele posta o vídeo na rede social, copia o link e cola no formulário da Ideia Legislativa, no lugar onde ele colocaria o texto da sugestão", explica Alisson.

O vídeo, então, é enviado para os intérpretes de Libra. A sugestão é transformada em texto e publicada para poder receber apoio de qualquer pessoa. O prazo entre o recebimento do vídeo e a publicação da ideia será entre cinco e dez dias, avalia o coordenador.

Uma série de vídeos foi produzida pela TV Senado com explicações sobre como gravar o vídeo, como publicá-lo nas redes sociais, como funciona o Ideia Legislativa e como enviar a sugestão.

Com informações do Senado.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.