Teatro de Cultura Popular será aberto sem custo para artistas
Natal, RN 28 de mar 2024

Teatro de Cultura Popular será aberto sem custo para artistas

26 de janeiro de 2019
Teatro de Cultura Popular será aberto sem custo para artistas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Fundação José Augusto lança nesta segunda-feira (28) o primeiro edital de cultura da nova gestão voltado para grupos ou artistas de teatro, dança, performance, circo e audiovisual.

O edital Pauta Livre vai disponibilizar o Teatro de Cultura Popular para apresentações sem o custo do aluguel do espaço para os artistas, geralmente uma das despesas mais caras para a produção. Os equipamentos básicos de iluminação cênica e sonorização também serão disponibilizados pela FJA.

As inscrições serão realizadas de 28 de janeiro a 8 de fevereiro, de 8h às 12h.

Poderão concorrer ao edital artistas ou grupos para apresentações únicas ou em curta temporada a serem realizadas entre 22 de março a 31 de maio. As pautas serão distribuídas de quarta à domingo. O TCP tem capacidade para 165 espectadores.

Dependendo da quantidade de projetos selecionados para a categoria “Curta Temporada” o número de apresentações poderá variar entre duas e quatro.

Novo coordenador do Teatro de Cultura Popular, o ator Beto Vieira destaca a iniciativa num momento em que o Estado vive sob os efeito do decreto de calamidade financeira, além da própria democratização do espaço para os artistas do Estado:

- Vamos abrir o teatro com essa possibilidade para que as companhias recebam o mínimo de apoio, já que estamos no meio de um decreto de calamidade fiscal. Então vamos contribuir agora da forma que a gente pode, disponibilizando o espaço dessa maneira, democratizando e formalizando a isenção da pauta”, afirmou.

Bilheteria

Pelas regras do edital, os artistas ou grupos contemplados terão direito a 85% da bilheteria, ficando os 15% restantes para manutenção do TCP.

A Fundação José Augusto não vai impor um valor fixo para os ingressos, mas recomendará aos artistas contemplados que cobrem preços acessíveis ao público.

O coordenador do TCP afirmou que “o sonho” da nova gestão é conseguir pagar um cachê para os grupos e artistas que se apresentarão na Casa e cobrar valores simbólicos de R$ 1,99 para a plateia:

- Vamos dar essa recomendação de cobrar valores populares. É importante ter a casa cheia do que encarecer demais o preço. Embora a gente não vá definir um valor fixo, é preciso que não haja um exagero. Nosso sonho é poder pagar um cachê para o artista e cobrar R$ 1,99 na entrada.

A confecção de cartazes e ingressos gratuitos, seguindo o padrão definido pela Fundação José Augusto, também está previsto no edital.

Já os custos adicionais com direitos autorais, horas extras dos técnicos, materiais extras de iluminação cênica e sonorização, materiais de consumo (fitas de linóleo, fitas isolantes, fitas crepes, dentre outros custos de produção) são de inteira responsabilidade da produção dos espetáculos contemplados; Também não serão inclusos na pauta serviços de operação técnica de iluminação, cenotecnia e sonorização. Os técnicos do TCP darão apenas um suporte técnico para a montagem e realização do espetáculo contemplado;

Vieira explica que a ideia da nova gestão é abrir o TCP para artistas somente através de editais. Para 2020, a Fundação José Augusto vai abrir um edital de três meses entre fevereiro e abril e mais dois editais de quatro meses para preencher o espaço com apresentações de teatro, dança, performance, circo e audiovisual.

“Antigamente as pautas eram oferecidas aos grupos mais amigos e com os editais estamos buscando deixar o teatro com a cara de aparelho público. É preciso democratizar o acesso”, defende.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.