Tica: primeiro álbum solo de Tiquinha Rodrigues revela espiritualidade e história da artista
Natal, RN 27 de abr 2024

Tica: primeiro álbum solo de Tiquinha Rodrigues revela espiritualidade e história da artista

16 de janeiro de 2021
Tica: primeiro álbum solo de Tiquinha Rodrigues revela espiritualidade e história da artista

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Tica” é uma afirmação da trajetória da musicista Tiquinha Rodrigues, segundo ela própria descreve. O álbum foi lançado nas plataformas digitais na sexta-feira (15) e é o primeiro solo da carreira da artista, que é compositora, rabequeira, violinista e cantora.

“A essência desse trabalho é a celebração. É uma oferenda, um agradecimento por todas as minhas memórias familiares e musicais. Tudo isso está dentro desse grande caldeirão. Ele fala de diversos momentos meus, traz rito, alegria, um canto que pede a benção às mães e à terra”, explica o novo trabalho lançado pela Rizomarte Records, com apoio da Prefeitura de Natal e Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc.

São sete músicas dançantes, cheias de batuques, carregadas de sentimento e espiritualidade, com referências que vão do popular ao erudito, passando pelos cânticos religiosos da jurema e do candomblé, presente desde a infância no terreiro coordenado por sua mãe. Tica é natural de Macau e ainda cedo veio para Natal. Cresceu na Cidade da Esperança, onde encontrou a música em um projeto do bairro.

"A essência desse trabalho é a celebração. É uma oferenda, um agradecimento por todas as minhas memórias familiares e musicais. Tudo isso está dentro desse grande caldeirão".

Tiquinha Rodrigues, musicista, rabequeira, violinista e cantora  

Participam do disco o violonista Toni Gregório e o percussionista Kleber Moreira, parceiros da carreira solo de Tiquinha e da Rosa de Pedra, banda fundada pela musicista, que também integra a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). Toni e Kleber assinam ainda a direção e a produção musical das faixas.

Além deles, colaboram no disco o instrumentista Fernando Régis, autor do instrumental "Forró para Tica", e os compositores Luiz Mário, Waldemar da Silva e o mestre juremeiro Rômulo Angélico, responsável pela canalização dos cânticos de abertura e fechamento do álbum.

Foto: Augusto Júnior

Na capa, Tiquinha faz defumação com sálvia branca, considerada sagrada e capaz de purificar e proteger o ambiente. A foto é do artista visual Augusto Júnior, também responsável pela identidade visual do projeto junto com Adolfo Ramos.

Tiquinha Rodrigues considera que todo esse trabalho vem sendo gerado ao longo dos três anos em que já se apresenta sozinha com Toni e Kleber. De lá até aqui lançou dois singles: “Batendo Amores” e “Coco dos Mestres”.
Na pandemia, com a distância dos parceiros, recebeu em casa as bases das músicas para tocar em lives. Foi aí que perceberam o material como potencial para novas gravações.

“Com a pandemia, com o que a gente foi levantando, terminou gerando esse trabalho. Kleber estava em Fortaleza e quando voltou para Natal resolvemos gravar juntos. Foi quando veio a Aldir Blanc e junto com a Bobox Produções nos inscrevemos”, diz, contando ainda da satisfação de ter a iniciativa aprovada.

Acho que a decisão já existia de fazer esse trabalho, só não sabíamos que seríamos agraciados pela Lei. E aí está”, completa.

Ficha Técnica:
Produção Musical: Kleber Moreira & Toni Gregório
Mix , Master, Técnico de gravação e estúdio: Toni Gregório
Rabeca, violino e voz: Tica Rodrigues
Percussão e beat: Kleber Moreira
Violão 7, guitarra e baixo : Toni Gregório
Backing vocals: Tica Rodrigues, Kleber Moreira, Toni Gregório e FilipeAnjo Participação no violão 7, viola e cavaquinho: Fernandinho Régis
Direção de arte capa: Augusto Júnior & Adolfo Ramos.
Fotografia: Augusto Júnior
Assistente de produção fotos: Patrícia Guilhermina
Cabelo: Camila Rodrigues e Juju Clarissa
Make: Juju Clarissa
Locação: #atravessiacasa
Designer gráfico: Rodrigo Palmares
Selo e Assessoria de imprensa: Rizomarte Records
Gestão do Projeto: Bobox Produções
Produção executiva: Talita Yohana
Coordenação de produção: Arlindo Bezerra
Patrocínio: Prefeitura do Natal e Governo Federal - Incentivo Lei Aldir Blanc Projeto Contemplado na Chamada Pública de Emergência Cultural – nº 04/2020

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.