Tipos de elogios
Natal, RN 19 de abr 2024

Tipos de elogios

19 de junho de 2018
Tipos de elogios

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dirigir às pessoas palavras agradáveis e ressaltar suas mais louváveis características é costume antigo, fazendo desde sempre parte integrante dos hábitos do ser humano, este animal político. Porém, o que poucos parecem notar é que existem nuances nas loas que direcionamos a outrem. Um elogio pode ser absolutamente honesto, é verdade, expressando pura e simplesmente admiração sincera ou predileção que precisa ser extravasada. No entanto, também é correto afirmar que é comum o uso do elogio estratégico, pragmático, quando o emissor deseja ser melhor percebido pelo receptor ou mesmo pelo público expectador neste picadeiro que chamamos de vida.

Através da observação cotidiana da fauna que insiste em me rodear, em que pese meus irrefreáveis instintos antissociais e minha timidez atávica que muitas vezes se converte em sisudez desnecessária e antipatia involuntária, pude elaborar uma lista tipificando alguns elogios mais frequentemente identificados. Porque a grande verdade é que o Brasil é um país semi-profissional e no estágio  anterior à civilização ou ao avanço corporativo no qual nos encontramos faz-se imperativo que o uso de referências agradáveis a terceiros se torne uma artimanha de crescimento social e profissional, funcionando inclusive como importante diferencial competitivo.

Mas chega de enrolação, meus ilustres e maravilhosos leitores, cuja inteligência só encontra paralelo nas mais brilhantes formulações de Rui Barbosa ou nas conclusões científicas de Einstein. Prometi a vocês que lhes exporia os tipos de elogio que cataloguei. Pois bem, eis que cumpro o prometido:

ELOGIO COM RESSALVAS

Esse é o famoso “dar o braço a torcer”, quando se pode dizer algo positivo sobre alguém, mas com certo grau de constrangimento ou contrariedade.  Acontece quando alguém cheio de defeitos evidentes, práticas moralmente questionáveis ou um currículo pra lá de desabonador faz algo de bom.  Neste caso específico, as palavras do emissor costumam ser sinceras e realmente conferem mérito ao seu objeto, mas trazem sempre uma introdução a desqualificar o alvo ou resgatar uma mancha na sua biografia que nem Omo e Vanish juntos são capazes de fazer sumir. Na prática, é assim: “Não gosto daquele colunista de sábado do Novo Jornal, mas hoje ele escreveu algo bom.”

Em Natal, o elogio com ressalvas é prática muito comum. Muitos dos nossos conterrâneos alternam o êxito nos mais diversos projetos com polêmicas resultantes de suas ações. Além disso, não é preciso pensar muito para concluir que conhecemos mais gente digna de ressalvas do que de elogios.

ELOGIO DE FALSIANE

Trata-se na verdade de uma crítica muito mal disfarçada. É um embuste que, se olhar direitinho, esconde a necessidade de prejudicar quem o recebe, de derrubar o moral, de injetar toxinas retóricas em vez de massagear o ego alheio. Em geral, começa com um elogio supostamente autêntico, só que depois aparece um “mas” e o propósito real do portador da loa: mandar alguém baixar a bola porque não se pode ver ninguém feliz gratuitamente.

A pessoa chega pra outra e diz: “Mulher, que dieta foi essa?! Como você emagreceu.” Entretanto, antes mesmo da elogiada agradecer, vem o complemento: “Mas tá bom, né? Tá só o couro e o osso. Tá feio já!” Enfim, foi bom o quanto durou.

ELOGIO ME ENGANA QUE EU GOSTO

Aqui é quando a sinceridade vai pras cucuias. O que se quer (ou se precisa) é dar uma má notícia, como uma demissão ou anúncio de uma nota baixa. Então, começa-se elogiando, amaciando o terreno, massageando o ego do ouvinte, aplicando o KY moral antes de introduzir (com trocadilho, faz favor) o assunto propriamente dito. “Olha, você é muito participativo, dinâmico, mas seu poder de integração com o resto da equipe não está saindo como o esperado. Por isso, precisamos descontinuar nosso vínculo empregatício.” Ou ainda: “você redige muito bem, se expressa perfeitamente bem, tem um lindo sorriso e, pelo que andei sabendo, é um baita artista visual..., mas nada disso tem serventia para nossa relação, já que sou professor de matemática e o que você entende de equação de segundo grau é o que eu entendo de mitologia nórdica”.

ELOGIO MENTIRAS SINCERAS NOS INTERESSAM

Recentemente, o presidente contratou youtubers brasileiros para elogiar a reforma do ensino médio, aquela que foi baixada por medida provisória na calada da noite e que transforma os institutos federais em escolas técnicas sem formação humanística. Esse expediente é muito utilizado aqui no RN. Inclusive, dizem que muitos dos meus colegas recebem um bolsa-elogio para exaltar o desempenho de ocupantes de cargos públicos. Será possível? Não sei. Nem tenho como provar. Mas, se for verdade mesmo, esta não é uma conduta digna de elogios.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.