TRE informa Câmara Federal sobre diplomação de Mineiro e deputado aguarda convocação da Casa para tomar posse
Natal, RN 19 de abr 2024

TRE informa Câmara Federal sobre diplomação de Mineiro e deputado aguarda convocação da Casa para tomar posse

30 de janeiro de 2021
TRE informa Câmara Federal sobre diplomação de Mineiro e deputado aguarda convocação da Casa para tomar posse

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) aguarda apenas a convocação da Mesa Diretora da Câmara Federal para tomar posse e, enfim, assumir a vaga na Casa. O Tribunal Regional Eleitoral já fez comunicado oficial ao presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) sobre decisão e diplomação ocorrida na sexta-feira (29).

Os advogados de Mineiro também protocolaram requerimento à Mesa da Câmara solicitando posse, em cumprimento da decisão. O líder da bancada do PT na Casa Ênio Verri (PT-PR) encaminhou ofício pedindo a posse imediata do novo colega de parlamento.

- Estou aguardando comunicado da Mesa para ato de posse”, disse.

A expectativa de Mineiro e do PT é que o deputado tome posse no cargo até segunda-feira (1º), a tempo de participar da votação para a presidência da Câmara em sessão marcada para 19h. A disputa terá 8 candidatos, mas dois deputados apontam como favoritos para chegar ao 2º turno: Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por Rodrigo Maia, e Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Jair Bolsonaro.

O suspense tem uma razão de ser: Mineiro já anunciou voto em Baleia Rossi, enquanto Beto Rosado era um apoiador da candidatura de Arthur Lira.

Justiça

Fernando Mineiro foi o terceiro deputado federal mais votado nas eleições de 2018 com 98.070 votos, mas só assumirá o mandato dois anos depois. Dia 22 de janeiro, o TRE corrigiu uma ilegalidade, indeferindo o registro de candidatura de Kériclis Alves Ribeiro, que havia concorrido às eleições de forma ilegítima. Em afronta à legislação eleitoral, Kerinho não se desincompatibilizou do cargo comissionado que ocupava na prefeitura de Monte Alegre no prazo exigido por lei, ou seja, até três meses antes do pleito. Com o indeferimento da candidatura dele, os 8.990 votos obtidos pelo candidato foram anulados. Como efeito imediato provocada pela retotalização dos votos, a coligação de Mineiro ultrapassou a coligação de Beto Rosado, levando o petista ao cargo.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.