DEMOCRACIA

Tribuna do Norte divulga fake news sobre Coronavírus, UERN, TAM e aulas escolares no RN  

O blog Território Livre, assinado pela jornalista Laurita Arruda e hospedado no portal do jornal Tribuna do Norte, divulgou neste domingo (15) um decreto fake atribuído à governadora Fátima Bezerra (PT). A postagem foi publicada no blog pelo médico Domício Arruda.

O texto é repleto de erros, entre eles o de que o Coronavírus foi reconhecido como pandemia pela ONU, quando na verdade o foi pela Organização Mundial de Saúde.

No entanto, as mentiras publicadas no texto vão além.

Diz o “decreto de emergência” que as aulas da rede estadual estariam suspensas por um mês, decisão ainda não tomada pelo Governo, e que “as atividades suspensas na UERN só serão retomadas após concluído o processo de privatização da mesma”.

Não há, no Governo do Estado, estudo ou debate relacionados à privatização da UERN.

O texto também fala que todos os espetáculos agendados para o teatro Alberto Maranhão estão cancelados. O detalhe é que o TAM está fechado desde 2015, o primeiro ano do governo Robinson Faria.

Decreto fake publicado no portal da Tribuna do Norte diz que UERN será privatizada (reprodução: Território Livre)

Como se não bastasse, o “decreto” tem duas datas, 15 e 16 de março.

O jornal Tribuna do Norte pertence à família do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (MDB), casado com Laurita Arruda, jornalista que publicou a fake News.

O “decreto de emergência” fake news vinha circulando em grupos de whatsaap desde sábado e já tinha sido desmentido por membros do Governo.

Decreto verdadeiro

O Diário Oficial do Estado divulgou neste sábado (14) um decreto estabelecendo normas para a prevenção do Coronavírus nos órgãos públicos estaduais do Rio Grande do Norte. As normas limitam o atendimento externo, suspende viagens internacionais e interestaduais, entre outros pontos.

Para ter acesso aos detalhes e ao decreto na íntegra acesse aqui

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *