UERN vence concorrência por FM Universitária
Natal, RN 23 de abr 2024

UERN vence concorrência por FM Universitária

30 de janeiro de 2019
UERN vence concorrência por FM Universitária

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na edição desta terça-feira (29) a homologação do resultado final da concorrência pública que garantiu um canal de FM Educativa para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A UERN ficou em primeiro lugar entre 11 instituições que pleiteavam a concessão da FM Educativa, no edital lançado em outubro de 2015.

Agora, a universidade tem 120 dias para tratar da documentação e projeto necessário para implantação da emissora. Após esta fase, o processo segue para o Congresso Nacional, que confere a outorga.

O resultado era aguardado há muito tempo pela universidade, já que o edital referente a este canal foi publicado há quase quatro anos. Desde então, o reitor da Uern, Pedro Fernandes, empreendeu um trabalho de acompanhamento e cobrança junto ao Governo Federal, em suas idas a Brasília, contando com o apoio de membros da bancada federal.

“Um trabalho que começamos no início da gestão, dando sequência ao que já vinha sendo feito pelo professor Milton Marques, reitor anterior, e que contamos com apoios importantes junto ao Ministério, como o ex-deputado Henrique Alves, o deputado Beto Rosado, e a atual governadora Fátima Bezerra, na época senadora da República. Tudo isso foi importante para que pudéssemos comemorar hoje”, explicou o reitor.

A FM Universitária da UERN chegou a funcionar, no laboratório de rádio do curso de Comunicação Social, sob força de uma liminar judicial. Entretanto, a liminar foi derrubada e a rádio experimental foi fechada pela Anatel. Em 2015, após uma ação da universidade junto ao Governo Federal, a Anatel abriu um novo canal de FM Educativa para Mossoró (que já dispõe de um, a 105 FM) e pouco depois incluiu Mossoró no primeiro edital de concorrência pública, do Plano Nacional de Outorga, em outubro de 2015.

“Mais que um laboratório importante para os estudantes do curso de Comunicação Social, a FM Universitária se traduz em mais um canal público, plural e democrático no rádio potiguar. Quem ganha com isso é toda a sociedade”, comenta o professor do curso de Comunicação Social e atual subchefe de gabinete da reitoria da Uern, jornalista Esdras Marchezan.

A expectativa da universidade é que até o final do ano todo o restante do trâmite burocrático esteja finalizado para que a emissora possa ir ao ar.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.