CIDADANIA

UFRN aparece em ranking mundial de universidades e fica entre as quatro melhores do Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN foi incluída numa lista como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo pelo World University Rankings, para o período de 2020 a 2021. A instituição foi apontada ainda como a 4ª melhor do Nordeste e alcançou a 25ª colocação no Brasil, de um total de 57 instituições brasileiras avaliadas.

Entre as 2 mil instituições do mundo que entraram no ranking, a UFRN foi a única instituição potiguar listada, ficando na 1022ª colocação mundial e pontuando 70.2, em uma escala que vai até 100 pontos.

No contexto regional, a UFRN fica atrás apenas das Universidades Federais de Pernambuco, Ceará e Bahia.

O primeiro lugar geral no mundo foi ocupado pela Universidade de Harvard e, entre as instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo ficou com a primeira colocação. Sobre a metodologia utilizada, o ranking lista os seguintes fatores: qualidade do ensino; empregabilidade dos ex-alunos; quantidade de acadêmicos que ganharam prêmios e medalhas internacionais; e total de trabalhos de pesquisa realizados.

Em junho de 2019, a instituição foi citada no “Latin America University Rankings”, da revista inglesa Times Higher Education, onde esteve entre as melhores universidades da América Latina.

A UFRN é uma universidade pública com sede em Natal, e campis no interior do Estado. A instituição de ensino oferece 78 cursos de graduação, 7 como ensino a distância, cobrindo a maioria das áreas de conhecimento. Além disso, são ofertados 21 estágios médicos e 82 cursos de pós-graduação strito sensu.

Artigo anteriorPróximo artigo
Kamila Tuenia
Jornalista potiguar em formação pela UFRN, repórter e assessora de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *