CIDADANIA

UFRN promove webinário sobre segurança pública e trabalho

Nos dias 5, 11, 19 e 25 de novembro, o grupo de pesquisa “Violência, Trabalho e Ilegalismos”, ligado a Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai promover mesas de discussão sobre as relações entre segurança pública, trabalho e as cidades. Com o título “Pensando o Nordeste: contextos de Violência, Urbanidades e Relações de Trabalho”, o evento terá participação de pesquisadores de todo o Brasil e será transmitido no YouTube sempre à partir das 18h.

A mesa de abertura do webinário, programada para a quinta-feira, 5, terá como tema “Segurança Pública, Violência e Trabalho no Nordeste”. O objetivo é apresentar os indicadores da Violência Urbana no Rio Grande do Norte, tratando ainda sobre os movimentos sociais, segurança pública e relações de trabalho na região. Participam do momento a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Jania Aquino, Luciana Lima, professora de Ciências Atuariais na UFRN e Luana Cabral, docente do curso de Psicologia da Uninassau – Natal.

No dia 11, a discussão é focada em trabalho, principalmente em serviços por aplicativo de transporte no Estado. Participantes tratam ainda sobre mudanças ocorridas durante a pandemia de Covid-19 a precarização nas diversas funções. José Cleyton Lopes, professor do IFCE do Rio Grande do Norte, Hiago Trindade, docente em Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande e Flavio Queiroz, Supervisor de Disseminação de Informações no IBGE-RN serão os debatedores.

O evento do dia 19 será dedicado a discutir o cárcere a partir de três perspectivas: surgimento e atuação do Sindicato do Crime no RN; a situação dos familiares das pessoas que estão em situação de privação de liberdade e os processos educacionais nesses espaços. Discutem isso a professora de Ciências Sociais da UFRN Juliana Melo, Natália Firmino, mestre em Antropologia pela UFRN e Daise Galvão, professor do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

Finalmente, no dia 25 a conversa será dedicada aos impactos sociais do que a organização do evento classifica como “Arquitetura Hostil”, incluindo aí a remoção de moradores de algumas comunidades, e tratando especialmente do caso Jacó e o da comunidade Hortigranjeiro. Participam Shayenne Dias e Bárbara Araújo, ambas mestres em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN e Dulce Bentes, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.

Serviço: 

Evento: WebinárioPensando o Nordeste: contextos de Violência, Urbanidades e Relações de Trabalho”

Quando: 5, 11, 19 e 25 de novembro, à partir das 18h.

Onde: Youtube

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2AS1pgpUNZ6csgPHwgudqAj_tOH72JUR_e7pCwu1_0cDXzg/viewform

Contato: violenciatrabalhoilegalufrn@gmail.com

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *