Universidades públicas do RN têm desempenho acima da média nacional
Natal, RN 16 de abr 2024

Universidades públicas do RN têm desempenho acima da média nacional

12 de dezembro de 2019
Universidades públicas do RN têm desempenho acima da média nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As Universidades públicas do Rio Grande do Norte tiveram desempenho acima da média nacional. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aponta que a maioria das instituições públicas de ensino do Estado estão acima ou na média no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Atualmente, quatro Universidades, entre estaduais e federais, funcionam na região potiguar.

Para o levantamento dos dados sobre as Universidades, o Inep utilizou como base a média das notas do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) no Exame Nacional de Desemprenho dos Estudantes (Enade). As notas consideraram os índices de 2016 a 2018 para avaliar a instituição de modo geral.

No mapeamento, ainda foram considerados a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte obteve a maior média do Estado, com 3,6 pontos de média e nota 4, numa escala que vai de 1 a 5. Em seguida, veio a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com 3,3 pontos e também com 4; seguida do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com 3,2 pontos de média e nota 4.

Todas essas instituições ficaram acima da média nacional, que foi de 3 pontos. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ficou com 2,9 e nota 3, exatamente na média do país.

Em 2018, 2.052 instituições tiveram indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5. O IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018. Na faixa 3, estão 1.306 instituições (63,6%); na faixa 4, encontram-se 438 (21,3%); na faixa 5, 42 (2%); na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.