URGENTE: STF derruba mandado de segurança do TJ e funcionamento de academias volta a ser suspensos em Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

URGENTE: STF derruba mandado de segurança do TJ e funcionamento de academias volta a ser suspensos em Natal

20 de março de 2021
URGENTE: STF derruba mandado de segurança do TJ e funcionamento de academias volta a ser suspensos em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux deferiu neste sábado (20) liminar suspendendo os efeitos do mandado de segurança concedido pelo desembargador João Rebouças que permitia o funcionamento das academias de ginástica em Natal no período de vigência do decreto estadual que ampliou as medidas de restrição no combate a pandemia.

O pedido de liminar foi encaminhado ao STF pela procuradoria-geral de Justiça do Rio Grande do Norte. Com isso, as academias estão proibidas de funcionar até 2 de abril, prazo final do decreto estadual assinado em conjunto pela governadora Fátima Bezerra e pelo prefeito de Natal Álvaro Dias.

- Defiro o pedido liminar, para suspender os efeitos da decisão proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 0803274- 72.2021.8.20.0000, em trâmite no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, de modo a restabelecer a plena eficácia do Decreto Estadual nº 30.419/2021, expedido pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, até ulterior decisão nestes autos, com fundamento no art. 15, §4º, da Lei nº 12.016/2009”, escreveu Fux.

A PGJ havia recorrido sexta-feira à noite junto ao próprio TJRN, mas hoje pela manhã mudou a estratégia, optando por acionar o STF. Na semana passada, o próprio Luiz Fux já havia derrubado um mandado de segurança semelhante mantendo em suspenso as academias de São Paulo.

Na liminar, o procurador-geral Eudo Leite destacou a gravidade do momento da pandemia no Rio Grande do Norte e lembrou que especialistas apontam academias de ginásticas como espaços de alto índice de transmissibilidade do novo coronavírus:

“Vale rememorar, a propósito do tema, que as atividades desenvolvidas em academias implicam aglomeração e risco elevado de transmissão da COVID-19, como tem reconhecido a ciência. Um estudo realizado pelas universidades de Stanford e de Northwestern aponta que o risco de contrair o novo coronavírus é maior em hotéis, academias e restaurantes. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os dados dos smartphones de mais de 98 milhões de pessoas a fim de conseguir criar um modelo que indicasse em quais locais as pessoas correm mais risco de infecção”, escreveu.

O pedido para a reabertura das academias havia sido feito pelo Conselho Regional de Educação Física.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.