Usuários do transporte coletivo criticam mudança nas linhas de ônibus em Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Usuários do transporte coletivo criticam mudança nas linhas de ônibus em Natal

14 de setembro de 2020
Usuários do transporte coletivo criticam mudança nas linhas de ônibus em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pra quem usa o transporte público, a semana começou um pouco mais confusa com a mudança em várias linhas de ônibus anunciadas pela Prefeitura de Natal. Pelo menos 11 tiveram a rota alterada e 5 começaram a operar em novo formato. De acordo com a Secretaria de Trânsito do Município, o objetivo é reduzir o tempo de espera, mas a mudança não trouxe qualquer melhora na rotina de Hugo Rondineli, que trabalha como ASG.

“Eles já tinham reduzido a frota por causa da pandemia. Eu pegava o 76, que deixou de circular, e hoje ainda não tinha voltado. Vou continuar pegando o 79 que tem ponto muito mais longe do trabalho, não vi melhora nenhuma nessas mudanças”, critica.

Algumas linhas tiveram seu trajeto encurtado, com isso, a passagem cobrada passa a ser de R$ 3,20. No entanto, para fazer a integração, é cobrada uma outra tarifa de R$ 0,80. O valor só pode ser pago pelo cartão eletrônico do Natal Card e o usuário tem até uma hora para fazer a troca entre os ônibus. É o caso da linha N-25, antigas 13 e 25, que faz o trajeto Redinha-Bairro Nordeste, pelo Alecrim. Com essa linha, o bairro da Redinha volta a ter ligação direta com o centro da cidade, que era realizada pela linha 13, e o Bairro Nordeste vai ser atendido em itinerário similar ao que era realizado pela linha 25.

“Também não vejo melhora nenhuma. Passo mais de 40 minutos esperando pelo ônibus numa parada que não tem um banco para sentar e à tarde a gente ficar queimando no sol. Algumas paradas nem placa tem indicando o ponto”, reclama Patrícia Yada, porteira.

Confira as mudanças feitas pela Prefeitura de Natal nas linhas e itinerários:

LINHAS QUE VOLTARAM A CIRCULAR:

 536: (Nova Cidade/Alecrim, via Rua Jaguarari)

544: (Mirassol/Pitimbu, via Cidade Satélite)

589: (Felipe Camarão/Rodoviária, via Jardim América)

Linha N-25: (antigas 13 e 25): Faz o trajeto Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim. Liga a Redinha ao Bairro Nordeste, passando pela Ribeira, Cidade Alta e Alecrim com intervalo médio de 30 minutos. Com essa linha, o bairro da Redinha volta a ter ligação direta com o centro da cidade – que era realizado pela linha 13 – e o Bairro Nordeste continuará sendo atendido em itinerário similar ao realizado pela linha 25.

Para ir à Petrópolis, o morador da Redinha poderá realizar integração temporal na Ribeira com as linhas 33A, N-35, L-37, S-46 e L-56. Já o morador do Bairro Nordeste poderá realizar integração temporal com as linhas N-05, N-15, 17/78, O-22, N-64 e N-70 na Av. Rio Branco.

Linha O-19: (Cidade da Esperança/Ribeira, via KM-06) - Estava operando como 19/25 para atender o Bairro Nordeste, voltará a seu itinerário normal.

Linha 33B: Faz a ligação entre o Planalto e Lagoa Seca, passando pelo Shopping Midway Mall.

Linha L-48: (Rocas/Nova Descoberta) - Passa a operar no Terminal da Rocas, ligando o centro da cidade ao bairro de Nova Descoberta, sem passar pelo Campus da UFRN. O morador de Santos Reis, onde era o terminal da antiga linha 48, continuará contando com as linhas N-25, N-35, N-43 (antiga 64A/43), 75A, 78A/47 e N-84 para seguir para os mesmos destinos da linha L-48 por meio da integração temporal.

Linha 66: (Ponta Negra/Bom Pastor) - Liga a região de Ponta Negra até a Zona Oeste da capital.

Linha 557: (Mirassol/Tirol, via Midway Mall) - Liga Mirassol e conjunto dos Professores ao Campus, Nova Descoberta e ao Midway Mall, além de passar na Vila São José. Essa linha terá tarifa de R$ 3,20. O intervalo médio entre as viagens da linha será de 20 minutos e permitirá que os moradores de Mirassol, Conjunto dos Professores e Nova Descoberta possam acessar o Midway Mall ou o Natal Shopping de forma mais ágil e barata, além de permitir a integração temporal com as demais linhas do sistema nos dois locais, pagando R$ 0,80 de complemento tarifário.

Linha 581: (Gramoré/Santa Catarina, via Vila Verde/Av. Itapetinga) - Liga o Vila Verde a região do Partage Shopping e Nordestão Santa Catarina cobrando a tarifa de R$ 3,20. O intervalo médio entre as viagens da linha será de 20 minutos e, além de ligar o Vila Verde a região comercial da Zona Norte, também permitirá a integração temporal na Av. Itapetinga com as linhas N-15, N-43 (antiga 64A/43), N-73 e 78A/47 e no Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79.

Linha 585: (Planalto/Village do Prata, via Rua Mira Mangue) - Vai ligar a Coophab e o Village do Prata ao Planalto com uma tarifa de R$ 3,20. O intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos e, por meio da 585, será possível realizar integração com as linhas O-24, O-33, 33A, O-38, O-40 e 41A.

Linha 591: (Jardim Progresso/Santa Catarina, via Rua José Luís da Silva) - Vai ligar o Jardim Progresso a região comercial da Zona Norte com uma tarifa de R$ 3,20. O intervalo médio entre as viagens da linha será de 15 minutos no pico e 20 minutos no entrepico e permitirá a integração temporal no Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79.

Linha 592: (Circular Residencial Redinha) - Volta a operar em seu itinerário usual com tarifa de R$ 3,20.

LINHAS COM MUDANÇAS DE ITINERÁRIO

 Linha N-02 (Gramoré/Mirassol) - Passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, passando a se chamar N-02 (Gramoré/Morro Branco, via Midway Mall). O intervalo médio de operação da linha será de 20 minutos durante o dia e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha. O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77.

Linha N-15 (antiga 15/16): (Pajuçara/Ribeira) - Passa a retornar da Av. Prudente de Morais, deixando de circular na Av. Hermes da Fonseca. Com isso, a linha passa a se chamar N-15 (Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis).

Linha N-26:(Soledade/Ponta Negra) - Passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, passando a se chamar N-26 (Soledade/Morro Branco, via Midway Mall). O intervalo médio de operação da linha será de 20 minutos durante o dia e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha. O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77. Já para Ponta Negra, o passageiro pode realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com a linha N-73 ou no Midway Mall com as linhas 46 e 54.

Linha N-27: (Alvorada IV/Ribeira) - Muda de itinerário no retorno para o bairro a partir da Ribeira, onde acessa a Rua Ulisses Caldas, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Almirante Alexandrino de Alencar e Rua Amaro Barreto, de onde realiza o itinerário habitual. Com a mudança, a linha passa a se chamar N-27 (Alvorada IV/Ribeira, via Av. Deodoro da Fonseca).

Linha N-43 (antiga 64A/43): (Nova Natal/Praia do Meio/Candelária) - Será reformulada para dar mais eficiência, haja vista que a linha apresentava a maior extensão e tempo de viagem de todo o sistema, 54,2 km – 3 horas de viagens, mais que suficiente para chegar em João Pessoa. A linha passa a partir do terminal da N-29 (antiga 10/29) e acessa a Rua dos Caboclinhos, Rua do Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. da Ciranda, Av. Guararapes, Av. Tocantínea, Av. Rio Doce, Av. Itapetinga, Av. Dr. João Medeiros Filho, Ponte Newton Navarro, Av. Pres. Café Filho, Rua Prof. José Melquíades, Rua Cel. Flamínio, Rua São João de Deus, Av. Eng. Hildebrando de Góis, Travessa São Pedro, Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Av. Pres. Bandeira, Rua São José e Av. Bernardo Vieira, de onde retorna na rotatória com a Av. Xavier da Silveira pelo mesmo caminho para Nova Natal.

A linha terá intervalo médio entre viagens de 20 minutos e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha.

O passageiro que sai de Nova Natal para Candelária poderá utilizar a linha N-35, por meio da integração temporal na Av. Dr. João Medeiros Filho, para seguir viagem. Já o morador de Candelária que vai para o Alecrim poderá embarcar na linha N-35 e desembarcar na Av. Prudente de Morais com Av. Bernardo Vieira para realizar integração temporal com a N-43, N-52 e N-54.

Já o morador da Praia do Meio e das Rocas poderá utilizar as linhas O-38 e O-59 para ir ao Alecrim e ainda realizar integração temporal com a linha N-35 para seguir em direção a Candelária.

Foto Mirella Lopes

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.