TRANSPARÊNCIA

Vacinas aplicadas após validade no RN foram distribuídas no prazo, diz Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte informou em nota nesta sexta-feira (2) que todas as doses dos imunizantes distribuídos no estado estavam dentro do prazo de validade, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida pela reportagem da Folha de S. Paulo.

De acordo com o órgão do governo do RN, as vacinas “foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade. Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida”.

A Sesap acredita pode ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado.

“É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, ressalta o comunicado, informando ainda que a equipe trabalha está em em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas a fim de orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *