DEMOCRACIA

Veja como votou a bancada federal do Rio Grande do Norte para a presidência da Câmara dos Deputados

Apenas dois, dos oito deputados da bancada federal do Rio Grande do Norte votaram em Baleia Rossi (MDB–SP), candidato colocado como de oposição ao governo federal para a presidência da Câmara dos Deputados em Brasília. Foram eles: Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB).

Já os parlamentares Benes Leocádio (Republicanos), Beto Rosado (PP), João Maia (PL), General Girão (PSL) e Carla Dickson (PROS) votaram no candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP – AL).

Natália Bonavides (PT) foi a única a votar em Erundina (PSOL – SP), candidatura apresentada pela esquerda. Ao todo, oito candidatos disputaram a presidência da Câmara.

Todos os deputados do RN demonstraram qual candidato apoiavam em suas redes sociais. Arthur Lira venceu ao conseguir maioria absoluta, 302 dos 503 votos dos parlamentares presentes. Baleia Rossi, tido como o candidato da oposição, obteve apenas 145 votos.

Benes Leocádio declarou voto e deu os parabéns a Arthur Lita pela vitória. Beto Rosado, que ainda pôde votar antes de sair do cargo que será assumido por Mineiro (PT), declarou voto e disse que Lira estava em “consonância com as pautas importantes para o Brasil e que seria a melhor opção para que a Câmara tenha voz”.

No entanto, o deputado Rafael Motta, que declarou voto em Baleia Rossi, lembrou que a eleição do líder do governo para a presidência da Casa, poderia significar uma sujeição pouco democrática do parlamento às vontades da presidência da República.

Apenas Natália Bonavides defendeu a construção de uma candidatura própria de esquerda e não votou em nenhum dos candidatos.

Meu voto no primeiro turno foi em Erundina (PSOL), por entender que a disputa se deu entre duas candidaturas da direita, ambas golpistas e sustentáculos da política ultraliberal. Venceu a que teve o apoio explícito de Bolsonaro, ainda no primeiro turno, o que comprova que os votos da esquerda poderiam ter se unido em torno de uma plataforma popular e anti-Bolsonaro”, escreveu Natália em seu instagram.

Já Walter Alves declarou voto em Baleia Rossi, ao contrário de Carla Dickson e João Maia, que divulgaram apoio a Arthur Lira.

Benes Leocádio (Republicanos)

Natália Bonavides (PT)

 

Beto Rosado (PP)

Rafael Motta (PSB)

João Maia (PL)

General Girão (PSL)

 

Walter Alves (MDB)

Carla Dickson (PROS)

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo