CULTURA

Websérie “autorretrato” abordará vida e obra de fotógrafos potiguares

Fotógrafos potiguares apresentarão, partir de 19 de agosto, às 20h, a websérie “autorretrato”. Os episódios, cada um com duração de 3 minutos, serão transmitidos por meio do canal do Youtube do Coletivo daFoto! – produtores da websérie. O projeto surgiu com objetivo de dar visibilidade aos profissionais da fotografia no Rio Grande do Norte.

A websérie inclui 17 episódios e contará com a participação de um fotógrafo por cada exibição. Os profissionais vão falar sobre suas referências e a própria trajetória através de imagens. A exibição e divulgação dos novos episódios ocorrerão às terças e sextas, com o último episódio liberado em 13 de outubro.

Farão parte do elenco, os fotógrafos: Canindé Soares, Filipe Aires, Flávio Aquino, Henrique José, Andre Chacon, Mardone França, Alex Régis, Hugo Macêdo, Fernando Pereira, Max Pereira, John Nascimento, João Maria Alves, Meysa Medeiros, Damião Paz, Jessica Bitencourt, Vlademir Alexandre e Laine Paiva.

As gravações aconteceram entre setembro de 2019 a março de 2020, meses que antecedem à pandemia do novo Coronavírus.

Um dos personagens da websérie, Vlademir Alexandre destacou que a importância desse projeto está ligada ao pouco espaço que esses profissionais possuem no Estado. Para ele, a websérie é uma forma de dar visibilidade

“Essa série, para mim, é necessária na questão de dar visibilidade à fotografia do Rio Grande do Norte. Na atualidade, os profissionais não possuem tanto espaço no Estado”, afirmou o fotografo.

Nesse mesmo sentindo, o produtor Alexandre Santos afirmou que há inúmeros fotógrafos norte rio-grandenses que necessitam de visibilidade, porém não possuem espaço. Para ele, com a promoção da web série, a ação do coletivo daFoto valorizar os trabalhos dos profissionais e ainda contribui para a divulgação:

“Minha impressão é de que o Rio Grande do Norte guarda tesouros de valores inestimáveis e a grande riqueza de nossa terra é arte e a cultura do nosso povo. Foi muito bom conhecer e revelar fotógrafos artistas e artistas fotógrafos que fazem do seu trabalho e de sua arte uma razão de vida. O coletivo daFOTO se sente honrado de poder ser o canal de divulgação desses fotógrafos e reforça a nossa responsabilidade em divulgar e enaltecer a fotografia potiguar. Ninguém valoriza aquilo que não conhece e a série autorretrato nos possibilita conhecer e valorizar o trabalho dos fotógrafos potiguares”, afirmou o produtor.

Alexandre afirmou ainda que, além da exibição das imagens, o público se impressionará, também, com as explicações dos próprios autores das fotos em relação a produção de cada uma delas:

“A fotografia revela temas que muitas vezes só percebemos pela sensibilidade de quem fotografa. O público com certeza vai se surpreender com a qualidade e com a relevância dos trabalhos fotográficos que a série vai apresentar. Por outro lado, vai ser interessante conhecer o pensamento dos fazedores dessas imagens que utilizam a linguagem fotográfica como forma de comunicação e expressão artística”, declarou.

Websérie “autorretrato” divulgará trabalho de fotógrafos potiguares

O coletivo

O Coletivo daFoto! é formado por um grupo de fotógrafos e realizadores culturais da capital potiguar com o objetivo de promover feiras, mostras e outros eventos ligados a difusão da fotografia como arte e expressão e que se propõe democrático e plural em sua gestão e realizações.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.