Weintraub deve prestar esclarecimentos sobre Enem no Senado
Natal, RN 19 de abr 2024

Weintraub deve prestar esclarecimentos sobre Enem no Senado

4 de fevereiro de 2020
Weintraub deve prestar esclarecimentos sobre Enem no Senado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o convite do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos sobre os erros no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. A solicitação foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Rede e da minoria no Senado.

Inicialmente, o senador pediu a convocação do ministro, o que obrigaria a ida de Weintraub à Casa para prestar os esclarecimentos. Entretanto, a convocação foi transformada em convite pelos senadores durante o debate. Caso Abraham não aceite o convite, será convocado e obrigado à comparecer ao Senado.

Nem o ministro nem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclareceram todas as dúvidas levantadas por estudantes e especialistas relacionadas ao exame, que geraram complicações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e atraso nas inscrições do Programa Universidade Para Todos.

"Diante dos questionamentos quanto à credibilidade do exame, somente uma auditoria minuciosa poderá evitar os riscos de judicialização", escreveu Randolfe no requerimento.

Erros na correção da prova afetaram milhares de candidatos. Segundo o Inep, foram encontradas inconsistências no gabarito de milhares de estudantes por causa de erros da gráfica que imprimiu a prova. Weintraub já foi convocado a prestar esclarecimentos suas vezes, uma na Câmara dos Deputados em que tratou dos bloqueios de verbas na educação e outra no Senado, onde falou sobre as prioridades de sua gestão como ministro.

Também foi aprovado um requerimento para a realização de uma audiência pública com a presença de Abraham Weintraub para debate de políticas públicas e programas a serem implementados pelo ministério. O autor do pedido é o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Dário Berger (MDB-SC). Ele apontou a necessidade de serem definidas prioridades para a área.

Com informações do Correio do Povo

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.