Sem categoria

Zenaide Maia chega ao PHS como fator surpresa na disputa para o Senado

Deputada Zenaide Maia troca PR por PHS
Anúncios

Única deputada federal do Rio Grande do Norte a se posicionar contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e a se manter na oposição ao governo Temer desde o início, Zenaide Maia se filia ao PHS no próximo sábado (24). Ela é pré-candidata ao Senado Federal e, na pesquisa mais recente divulgada ontem (20) pelo instituto SETAS, já desponta na preferência dos eleitores, com 9,92% das intenções de voto, deixando para trás os senadores José Agripino Maia (DEM), que obteve 8,7%, e Garibaldi Alves Filho (MDB), com 7,4%. Duas vagas estão em disputa.

O evento de filiação ocorre a partir das 10h, na Assembleia Legislativa, e deve contar com a presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcelo Aro (MG). Além de Zenaide Maia, o PHS também será a nova casa do ex-prefeito de Parnamirim Maurício Marques, que se desligou do PDT em razão de divergências com o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.

O PHS mudou de lado durante o governo Temer. Embora tenha apoiado o impeachment de Dilma Rousseff, foi o quarto partido a desembarcar da atual gestão, em maio de 2017. A deputada potiguar será a 8ª parlamentar do PHS, que já conta com sete deputados na bancada do Congresso. O partido não conta com nenhum senador.

A deputada federal Zenaide Maia surpreendeu os eleitores pela atuação progressista na Câmara dos Deputados em temas cruciais para o país. Irmã do deputado federal João Maia e esposa do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, ela imprimiu sua marca no mandato e, por isso, entrou em rota de colisão com parte da família e com o próprio partido. O PR é um dos principais aliados do governo Temer e suspendeu Zenaide por 12 meses em razão de suas posturas, contrárias às decididas nas instâncias do Partido.

Em menos de dois anos de mandato, Zenaide Maia votou contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, contra a PEC do teto dos Gastos, contra a Reforma Trabalhista e afirmou que votaria contra o projeto de Reforma da Previdência Social apresentado pelo governo Temer.

Os posicionamentos de Zenaide Maia aproximaram a deputada de partidos de esquerda, como o PT e PC do B. A parlamentar participou de várias manifestações contra o governo Michel Temer e é cotada para ser candidata ao Senado Federal numa eventual chapa encabeçada pela senadora Fátima Bezerra (PT) ao Governo do Estado.

Saiba Mais: Fátima amplia vantagem, Zenaide sobe e pressão sobre Carlos Eduardo Alves aumenta

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"